segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Notícias da Semana

Foto: Miguel Oliveira
CRISE: Um dos principais fatos dos primeiros dias de janeiro em Santa Rosa, o debate sobre a crise, organizado por Osmar Terra, teve sequencia nesta semana. O secretário estadual de Saúde e deputado licenciado, esteve em Brasília, entregando ao ministro das Articulações Institucionais José Múcio, os pleitos formalizados pelas entidades do município, no encontro realizado com Terra e cinco secretários de estado, que aqui estiveram no dia 09. Os pleitos caracterizam um pacote anticrise para a região, levando em conta as peculiaridades dos setores produtivos que seriam mais atingidos diante de um cenário de dificuldades. Nesta semana, Osmar Terra estará em audiência com os ministros Guido Mantega, da Economia, e Paulo Bernardo, do Planejamento.

CONCÓRDIA: A sede social da SER Concórdia está à venda. O valor: R$ 3,2 milhões. Nesta semana, o Conselho Deliberativo da Sociedade aprovou a proposta de venda prédio, localizado na avenida Rio Branco. Parte dos recursos arrecadados com a venda do patrimônio serão destinados ao pagamento de dívidas. O Conselho pretende também investir em obras de melhorias na sede campestre do clube. Três empresas, cujos nomes não são divulgados, já manifestaram interesse em adquirir o prédio. O fato é que, o prédio, já histórico, poderá, em breve, deixar de existir.

DESTAQUE: A Metalúrgica Netz esteve participando em São Paulo nesta semana da XI Convenção Nacional de Fornecedores da AGCO do Brasil. Representou a indústria o empresário Luiz Carlos Netz, que recebeu os prêmios Top Performance 2008, pelo desempenho e dedicação no atendimento das expectativas do Grupo AGCO, nos quesitos “melhor qualidade, melhor prazo de entrega e competitividade”, e o troféu de reconhecimento pelo “Cumprimento de Metas no Programa ACRE (Cost Reduction Expectation) – 2008. No evento, que reuniu a diretoria da AGCO do Brasil, e mais de 400 fornecedores da indústria, houve palestra com o ex-ministro Antônio Delfim Neto, que falou sobre o momento econômico brasileiro.

CRISE II: A notícia pegou muitos de surpresa. A John Deere, unidade de Horizontina, demitiu 502 trabalhadores nesta quinta-feira. No mês de outubro passado, outros 200 haviam sido mandados embora, devido os efeitos da crise econômica mundial e a retração das vendas.

DESENVOLVIMENTO: Natural de Tucunduva e atualmente trabalhando na prefeitura de Santa Maria, Viviane Fiorentini será a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Santa Rosa. Ela asssume a pasta, criada após a aprovação da reforma administrativa proposta pelo prefeito Orlando Desconsi no dia 02 de fevereiro. Nesta semana, Viviane, que é formada em Química Industrial de Alimentos e cursa doutorado na área ambiental, foi apresentada a representantes do movimento empresarial.

SINDILOJAS: A semana marcou os 45 anos de fundação do Sindilojas Santa Rosa. A comemoração, porém, acontece em julho, por ocasião do Dia do Comerciante. Sindicato do Comércio Varejista, com uma base de atuação regional, o Sindilojas foi confirmado como sindicato em 21 de janeiro de 1964, quando recebeu a carta de aprovação, mas, dois anos antes, a entidade dava os primeiros passos. Sob o comando de Francisco José Berta, um grupo de empresários criava a Associação Profissional do Comércio Varejista. Entre as ações mais recentes e importantes do Sindilojas está a realização do Fórum do Comércio, ocorrido em julho de 2008, com grande repercussão.

ADVISERS: O programa Junior Achievement está preparando a 19ª edição do Projeto Miniempresa, que deverá mobilizar estudantes do 2° Ano do Ensino Médio de 12 escolas de Santa Rosa. O projeto está, neste período que antecede o início do ano letivo, em busca de voluntários, os chamados advisers. Serão necessários 48 ao todo, que terão como tarefa, orientar, a partir de seus conhecimentos, os jovens participantes, a montarem suas empresas, buscar capital, desenvolver e comercializar produtos e realizar tarefas que fazem parte da rotina de uma empresa. Profissionais, com conhecimento na área de marketing, produção, recursos humanos e financeiros, entre outros, podem aderir a proposta, transformando-se nos orientadores dos grupos. Interessados devem contatar com a Acisap até o dia 30 deste mês, pelo telefone 3512 5280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário